Câmara Apresenta Balanço de Viagem à Surpresa

por Lindiberto Caldeira publicado 28/08/2013 11h12, última modificação 17/11/2022 21h48
Com o objetivo de se inteirar das necessidades e carências do povoado de Surpresa e procurar soluções de consenso com a população para a situação de abandono em que se encontra aquele distrito, a Câmara municipal de Guajará-Mirim realizou na noite do último sábado (24) uma sessão itinerante naquela localidade.

A reunião aconteceu na Escola Municipal Salomão Melgar e além da presença de todos os vereadores, também constaram como partícipes os secretários de Saúde Alexandra Tártaro, e de Educação Sérgio Duran. As estradas vicinais em precárias condições, a situação de abandono pela qual está passando a Saúde, o sistema de educação, a segurança, serviços básicos, iluminação, limpeza e saneamento estiveram no rol de reclames e assuntos em discussão. A construção de uma caixa d’água com maior potencial hídrico, um poço artesiano que atenda as necessidades de toda a população e a realização de eleições diretas para chefe distrital figuram hoje no topo das reivindicações daquela aldeia.
Por ocasião da visita à Surpresa, a Câmara de Guajará-Mirim fez a doação de uma Moto Tornado para a Administração do distrito, cinco aparelhos de Ar Condicionado e um fogão para as escolas do distrito que atendem a região.
Segundo o presidente da Câmara, Fábio netinho (PDT), devido a desacertos que houveram de administração para administração, Surpresa está passando por uma situação difícil em todos os setores e precisa de maneira urgente que soluções sejam buscadas. “O abandono de Surpresa é efeito negativo de variadas administrações que não fizeram uma elaboração aonde as reivindicações daquela população também constasse do rol de prioridades”.
Surpresa se localiza na divisa dos Rios Guaporé e Mamoré, distante 230 quilômetros de Guajará-Mirim. Neste distrito residem cerca de 200 famílias que sobrevivem da pesca, da agricultura de subsistência, construção de barcos e do funcionalismo público. A falta de compromisso por parte de prefeitos que se passaram pelo Palácio Pérola nos últimos anos acabou deixando aquela povoação ao completo abandono.
Por considerar a importância da localidade na história de Guajará-Mirim e por entender que somente um conjunto de esforços poderá alterar os ânimos da população, foi que a Câmara, no limite de suas possibilidades, procurou levar para o distrito não somente palavras de conforto, mas sim aquilo que necessitam em caráter de urgência.