CÂMARA SEDIA SIMPÓSIO PARA DISCUSSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A QUESTÃO DAS DROGAS

por Lindiberto Caldeira publicado 27/11/2012 13h48, última modificação 17/11/2022 21h48
I SEMINÁRIO MUNICIPAL SOBRE DROGAS E CIDADANIA

Aconteceu na tarde da última sexta-feira e durante todo o dia de sábado (23 e 24 de novembro) na Câmara Municipal de Guajará-Mirim o 1º Seminário Municipal “Drogas e Cidadania” que debateu os aspectos clínicos, legais e socioculturais que envolvem a problemática das drogas. O evento, realizado pelo Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado teve como objetivo sensibilizar a sociedade guajaramirense sobre os problemas de dependência química na cidade e elaborar propostas e estratégias de prevenção, intervenção e combate ás drogas, assim como a recuperação de toxicômanos e alcoólicos.

Este seminário contou com a parceria do Campus da Unir Guajará-Mirim, Diocese do município, Exército Brasileiro, Conselho da Comunidade, Igreja Wesleyana, 6º Batalhão de Policia Militar, Lojas Maçônicas Fé e Confiança e Pedro Struthos e Rotary Clube. O ciclo de palestras reuniu representantes da classe de pedagogia, da medicina psiquiátrica, Secretaria de Saúde do Estado, juízes de direito, Promotoria Pública e autoridades clericais.

Mais que uma doença moderna, a dependência e o abuso de drogas são uma manifestação de vidas pessoais frustradas, da falta de perspectivas, do desapego à família, da falta de compreensão, das más influências e da própria decadência do sistema de valores impostos pelo “Status quo” vigente.  A  metamorfose cultural que derrubou antigos tabus e preconceitos tiveram também o poder maligno de produzir e prolongar o convívio com os tóxicos tanto nas escolas como nas casas ou locais de trabalho, apesar da proibição das leis, da repressão policial e dos choros e lamentos de pais e mães.

O objetivo principal deste simpósio foi orientar a sociedade sobre a questão das drogas sem a hipocrisia de quem prefere ignorar os problemas. A verdade é que as drogas envenenam, intoxicam e acabam matando. Esta epidemia que hoje se alastra em Guajará-Mirim, contamina e se multiplica de formas variadas e tem tomado proporções vultosas. Entendem os artífices e responsáveis por este projeto que melhor que reprimir é educar, informar, orientar e instruir a população a respeito das questões relativas ao assunto.