CÂMARA APRESENTA BALANÇO POSITIVO DA ATUAÇÃO PARLAMENTAR

por Lindiberto Caldeira publicado 23/07/2013 13h57, última modificação 17/11/2022 21h48

O presidente da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, Fábio Netinho (PDT) realizou na manhã de quinta-feira (18), um balancete das ações do Parlamento guajaramirense nos últimos seis meses e apontou números relativos à atuação da vereança municipal naquilo que competiu aos trabalhos da legislação vigente neste período.

Na ocasião, Fábio Netinho destacou como de ato político de extrema relevância o trabalho em conjunto de todos os vereadores em fiscalizar as ações do poder executivo e os serviços da prefeitura. Ressaltou ainda o vereador, que a relação entre Câmara e Prefeitura estão seguindo os trâmites da “práxis” política e da harmonia e independência que necessitam coabitar neste “metié”. Para tanto, netinho ressaltou que por algumas vezes se reuniu com o prefeito Dúlcio Mendes para debater as questões relativas às melhorias no serviço público e discutir ideias e projetos que vão de encontro aos anseios da população.

No começo da atual legislação municipal, a Câmara fez uma visita oficial à Casa do Ancião com o intuito de atender as reivindicações daquela instituição e conjugar esforços no sentido de que estes reclames se constituam em melhorias para aqueles que um dia prestaram relevantes serviços à sociedade guajaramirense.

Neste primeiro semestre, a Câmara de Guajará-Mirim, além de aprovar como Lei Municipal o projeto que estabelece a Feira da Agricultura Familiar na cidade, também intermediou uma reunião com o prefeito Dúlcio Mendes e uma comissão que representou os setores da agropecuária e sitiantes da Área do Palheta com o objetivo de encontrar soluções para o problema da chamada Ponte do Salomão que encontra-se interditada e que vem causando transtornos e prejuízos sem tamanhos para donos de terra que precisam escoar sua produção para fins comerciais.

Durante esta fase de trabalhos, os vereadores puderam constatar “in loco” a situação precária em que se encontra a estrutura de saúde municipal. Em visita tanto ao Hospital Regional como também a alguns postos de Saúde, os vereadores sentiram o quanto a Saúde municipal se encontra carente de recursos, equipagem, remédios e até material humano. Os vereadores também fizeram uma visita de fiscalização no Hospital Regional para vistoriar a condução das obras da reforma deste complexo médico e puderam conversar com pedreiros e serventes a fim de obterem informes a respeito dos serviços da construção.

Ampliar o diálogo junto ás outras esferas estatais faz parte das relações entre os poderes. Neste quesito, a Câmara de Guajará-Mirim também procurou conexões políticas além-fronteiras. Em Porto-Velho, os vereadores se reuniram com deputados e representações numa atuação objetiva pedindo todo o tipo de auxílio possível para o município, chegando ao cúmulo de não estarem nem aí se este tipo de auxílio pudesse ser em forma de mão de obra, serviços, materiais ou intermediação junto às instâncias com maiores cacifes políticos.

Ao reportar à população o balanço de suas ações, a  Câmara Municipal de Guajará-Mirim está cumprindo seu papel de Casa do Povo e aberta aos debates e reclames atinentes aos interesses da sociedade.

Fonte:  Assessoria.