HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL ALUSIVA AO ANIVERSÁRIO DE GUAJARÁ-MIRIM

por ascom/cmgm publicado 10/04/2021 08h54, última modificação 10/04/2021 08h54

A Câmara Municipal de Vereadores de Guajará-Mirim em nome do seu presidente Ver. Pastor João Vanderlei de Melo e de todos os vereadores e servidores, parabeniza o município pelos seus 92 anos de instalação do município de Guajará Mirim, nossa querida "Pérola do Mamoré".

Guajará-Mirim surgiu com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a qual situa-se na extremidade da ferrovia, no Km 366 na divisa com a Bolívia. Foi elevada à categoria de município matogrossence através da Lei 991, assinada pelo Governador da Província do Mato Grosso, Mario Corrêa, em 12 de julho de 1928 e sua instalação ocorreu em 10 de abril de 1929.

Deixou de ser município matogrossence no dia 13 de setembro de 1943, quando foi criado o Território Federal do Guaporé, e ele passou a integrar o novo território.

É o 2° município mais antigo do estado de Rondônia, com uma população de 46.000 habitantes.

Ele faz divisa com o município boliviano de mesmo nome, Guayara Mirim, que na língua indígena significa "cachoeira pequena".

Muitos aqui nasceram outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem-estar comum. Temos orgulho de ser guajaramirenses, de pertencer a esta cidade, de testemunhar a formação de famílias e ver crescer seus filhos.

Daquele período inicial aos dias atuais, muita coisa mudou e ainda precisamos mudar para melhor. Agora, na condição de legisladores de nosso município, devemos trabalhar na área pública, pensando que as pessoas passam, mas o município seguirá existindo. Queremos, acima de tudo, fazer de nossa cidade um lugar melhor e mais saudável para todos!

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! Feliz aniversário Guajará-Mirim.

“Parabéns aos seus filhos”.

Homenagem da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, através de seu Presidente Ver. Pastor João Vanderlei de Melo em nome dos demais vereadores e servidores.

Diretoria de comunicação

Rafael Guilherme