Noticias

por 12305465019 — publicado 27/04/2023 11h25, última modificação 19/01/2025 21h44

Ver. Robertinho pede apoio da Policia Militar para atuar na Segurança da Força Tarefa da Covid-19 no Distrito de Surpresa.

por 12305465019 — publicado 14/06/2021 21h30, última modificação 14/06/2021 22h34

Na manha desta segunda-feira o vereador Robertinho Nascimento (PSC) esteve com a Major PM Michelly da Silva Mendes, comandante do 6º BPM, que vem desenvolvendo um grande trabalho na segurança pública do município de Guajará-Mirim, na oportunidade o vereador buscou apoio junto a comandante para atuar na segurança da força tarefa de vacinação contra Corona Viris (Covid-19), no distrito de Surpresa, nos dias 25 a 28 de Junho de 2021.

A medida de proteção vem atendendo um apelo de servidores da saúde que deverão prestar serviço no referido distrito, uma vez que já existe ocorrência de destruição de bens públicos destinados para a saúde e agressão aos servidores da área de saúde.

Com a presença do estado, os servidores estão trabalhando com a proteção da ordem pública e de Deus.

Fonte: Assessoria do Parlamentar

VEREADOR MARIO CÉZAR PEDE PROVIDÊNCIAS PARA CONCLUSÃO DO NOVO HOSPITAL REGIONAL DE GUAJARÁ-MIRIM

por 12305465019 — publicado 10/06/2021 17h57, última modificação 10/06/2021 17h57

Na ultima Sessão Ordinária foi aprovado o requerimento no qual o vereador Mario Cezar de Carvalho solicitou um parecer da Controladoria Geral do Município com informações dos trâmites administrativos processuais, outrossim, as devidas providências para conclusão do Hospital Regional de Guajará-Mirim e a sua operacionalização, considerando que a finalização desta obra é prioritária aos moradores desta cidade.

É de suma importância a devida conclusão desse HOSPITAL, pois Guajará-Mirim é o oitavo município mais populoso do estado, e com a conclusão desta obra que teve início de 2012, o hospital atenderá os munícipes da zona rural, a população indígena, ribeirinhos, e estrangeiros por ser um município fronteiriço com a Bolívia e ao município de Nova Mamoré.

Fonte: Assessoria do Parlamentar

Vereadores de Guajará-Mirim participam de Inauguração de Secretaria Indígenas em Humaitá - AM

por 12305465019 — publicado 05/06/2021 15h25, última modificação 17/11/2022 21h48
O intuído da presença dos nomes vereadores foi exatamente conhecer a nova secretaria, uma vez que no município de Guajará-Mirim possui duas lideranças indígenas na Camara Municipal de Guajará-Mirim, outra forte representação e o vereador Kerling Brito que sempre prestou apoio aos indígenas, hoje mantendo forte laços com os dois vereadores indígenas.
Nessa quarta-feira (02), os vereadores Franscico Oro Waram (PSB), Wem Cacami (PSDB) e Kerling Brito (PDT) participaram da inauguração da Secretaria Municipal para os Povos Indígenas – SEMUPI, ocorrido na cidade Humaitá – AM, o convite partiu do Secretário da pasta, Ivanildo Tenharin que tomou posse da referida secretaria que deverá desenvolver um grande trabalho pelas comunidades indígenas. O intuído da presença dos nomes vereadores foi exatamente conhecer a nova secretaria, uma vez que no município de Guajará-Mirim possui duas lideranças indígenas na Camara Municipal de Guajará-Mirim, outra forte representação e o vereador Kerling Brito que sempre prestou apoio aos indígenas, hoje mantendo forte laços com os dois vereadores indígenas. Segundo os vereadores a proposta agora e levar a prefeita Raissa Bento todo levantamento do que foi apresentado em Humaitá, “precisamos criar uma coordenação ou uma secretaria que possam atender com excelência e as demandas de nossos parentes indígenas que precisam de apoio e atenção” afirmou o vereador Cacami. A secretaria Municipal para os Povos Indígenas – SEMUPI tem como finalidade a formulação, execução e implementação da politica de Etnodesenvolvimento de atividades voltadas a promoção da cultura indígena local. Fonte: Victoria Correa Rabelo

É lei, igrejas e tempos religiosos são incluídos como atividade essencial em períodos de calamidade em Guajará-Mirim.

por 12305465019 — publicado 04/06/2021 12h30, última modificação 04/06/2021 12h33
Aprovado o projeto de Lei Nº. 2.352/2021 do Vereador Raimundo Barroso, Esta Lei foi homologada pelo presidente da câmara Municipal de Guajará-Mirim, em conformidade com que estabelece o artigo 124, § 1º da Lei orgânica do Município de Guajará-Mirim.
Estabelece as Igrejas e os Templos de qualquer culto como atividade essencial em período de calamidade pública no Município de Guajará-Mirim-RO.
No Art.1º-Esta Lei estabelece as Igrejas e os Templos de qualquer culto como atividade essencial em período de calamidade pública no Município de Guajará-Mirim, sendo vedada a determinação do fechamento total de tais locais, porém conforme o parágrafo único deste projeto poderá ser realizado a limitação do número de pessoas presentes em tais locais de acordo com a gravidade da situação, atentando as determinações das autoridades de saúde e seguindo os protocolos de segurança.
Art.2º-O poder Executivo terá o prazo de 30 (trinta) dias para regulamentar esta Lei no que lhe couber.
Art.3º-Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, Portanto no dia 18 de maio de 2021.
Deste modo foi de suma importância à aprovação deste projeto, devido que as Igrejas e Templos religiosos tem atuado como ponto de apoio fundamental as necessidades da população, Desempenhando principal função de apoio espiritual, assim manter a esperança e acolhimento as pessoas, especialmente aquelas que tiveram perdas ou estão com medo em meio a pandemia, como também provendo ações de arrecadações de alimentos e materiais básicos aos mais necessitados.
Afirmo ainda que a constituição Federal estabelece como direitos e garantia a liberdade de crença, o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção dos locais de culto e suas liturgias, além de assegurar a prestação de assistência religiosa.
Acompanhe meus trabalhos em minhas redes sociais.
Fonte: Vereador Raimundo Barroso.

APÓS APROVAÇÃO DE PROJETO DE LEI, PROFESSORES E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, COMEÇAM A SEREM IMUNIZADOS

por 12305465019 — publicado 03/06/2021 18h30, última modificação 04/06/2021 11h59

Os Vereadores Alexandre Melo (PODEMOS) e Vereador Mário Cézar (MDB), apresentaram na 5° Sessão Ordinária da Câmara Municipal, um Projeto de Lei que coloca os Professores e Servidores da Educação Municipal, Estadual e Federal, no grupo de prioritários na vacinação, a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim através da Prefeita Raissa Bento sancionou e na data de ontem(02/06), começou a vacinação nos servidores da Educação.

Considerando que vários servidores tiveram suas vidas ceifadas por esse terrível vírus, e também os Professores, em razão de suas competências funcionais, de se deslocarem às casas dos estudantes, e de receberem os pais de quinzenalmente para passar atividades escolares. Nosso parlamento municipal atendendo a reivindicação social, ao entender que esses grandes profissionais estão na linha de frente na batalha da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Alexandre Melo (PODEMOS) ressalta que temos que ter planejamento numa eventual volta às aulas, como demanda popular e política em prol de nossos estudantes, sem prejuízo ao Direito Social à Educação.

Alexandre Melo (PODEMOS) destaca ainda que " peço para que todos os Professores e Servidores da educação se vacinem, e se Deus quiser logo teremos toda a população vacinada. Logo teremos toda nossa população imunizada, e o Parlamento Municipal persevera nas ações de fiscalização e trazendo alternativas de execução de melhorias para nosso povo da Pérola do Mamoré."

#JUNTOSPODEMOS #SAÚDEPRIORIDADE #EDUCAÇÃOCOMODIREITOFUNDAMENTAL 

É lei, igrejas e tempos religiosos são incluídos como atividade essencial em períodos de calamidade em Guajará-Mirim.

por 12305465019 — publicado 03/06/2021 15h40, última modificação 17/11/2022 21h48
Deste modo foi de suma importância à aprovação deste projeto, devido que as Igrejas e Templos religiosos tem atuado como ponto de apoio fundamental as necessidades da população, Desempenhando principal função de apoio espiritual, assim manter a esperança e acolhimento as pessoas, especialmente aquelas que tiveram perdas ou estão com medo em meio a pandemia, como também provendo ações de arrecadações de alimentos e materiais básicos aos mais necessitados.
Aprovado o projeto de Lei Nº. 2.352/2021 do Vereador Raimundo Barroso, Esta Lei foi homologada pelo presidente da câmara Municipal de Guajará-Mirim, em conformidade com que estabelece o artigo 124, § 1º da Lei orgânica do Município de Guajará-Mirim. Estabelece as Igrejas e os Templos de qualquer culto como atividade essencial em período de calamidade pública no Município de Guajará-Mirim-RO. No Art.1º-Esta Lei estabelece as Igrejas e os Templos de qualquer culto como atividade essencial em período de calamidade pública no Município de Guajará-Mirim, sendo vedada a determinação do fechamento total de tais locais, porém conforme o parágrafo único deste projeto poderá ser realizado a limitação do número de pessoas presentes em tais locais de acordo com a gravidade da situação, atentando as determinações das autoridades de saúde e seguindo os protocolos de segurança. Art.2º-O poder Executivo terá o prazo de 30 (trinta) dias para regulamentar esta Lei no que lhe couber. Art.3º-Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, Portanto no dia 18 de maio de 2021. Deste modo foi de suma importância à aprovação deste projeto, devido que as Igrejas e Templos religiosos tem atuado como ponto de apoio fundamental as necessidades da população, Desempenhando principal função de apoio espiritual, assim manter a esperança e acolhimento as pessoas, especialmente aquelas que tiveram perdas ou estão com medo em meio a pandemia, como também provendo ações de arrecadações de alimentos e materiais básicos aos mais necessitados. Afirmo ainda que a constituição Federal estabelece como direitos e garantia a liberdade de crença, o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção dos locais de culto e suas liturgias, além de assegurar a prestação de assistência religiosa. Acompanhe meus trabalhos em minhas redes sociais. Fonte: Vereador Raimundo Barroso.

Após pedido do Vereador Robertinho, prefeitura realiza limpeza da Praça Santa Luzia em Guajará-Mirim

por 12305465019 — publicado 29/05/2021 18h35, última modificação 29/05/2021 18h41

O vereador Robertinho Nascimento (PSC), esteve há algumas semanas atrás na Praça do Santa Luzia verificando de perto  a situação do local, após ter recebido diversas reclamações de moradores do bairro, pelo estado de abandono que estava a praça.

Durante a visita, Robertinho constatou as precárias condições de uso da praça. O mato estava muito alto, as estruturas quebradas, lâmpadas queimadas, e havia lixo espalhado por toda praça. Diante da atual condição da praça, o parlamentar encaminhou Requerimento à SEMOSP - Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, solicitando que os serviços de melhorias fossem realizados, e conversou com o secretário Antônio Bento, sobre o assunto.

Na última sexta-feira (28), por determinação da Prefeita Raissa Bento foi realizada a operação de reparos e limpeza por parte de toda equipe da SEMOSP.

Robertinho esteve in-loco registrando a limpeza. agradeceu o empenho da prefeita e do secretário, em atender o seu pedido de providência "nós solicitamos a LIMPEZA GERAL E REVITALIZAÇÃO, com também a SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS, já limparam a praça e acredito que em breve os demais serviços serão realizados, vamos continuar cobrando" finalizou o vereador.

Fonte: Assessoria do Parlamentar

JOÃO VANDERLEI DISCUTE COM CÂMARA DE GUAYARAMERIN PROPOSTAS BILATERAIS DE COMBATE À PANDEMIA

por 12305465019 — publicado 29/05/2021 15h15, última modificação 29/05/2021 17h45

À convite da Câmara Municipal de Guayaramerin, o presidente da Casa Legislativa, João Vanderlei (Podemos), esteve na manhã desta sexta-feira (28), nesta cidade de fronteira para discutir ações políticas conjuntas de prevenção e combate à pandemia Corona-Vírus.

Unidos pela tradição de amizade entre os povos vizinhos, o presidente da Câmara e os membros do Conselho Municipal de Guayaramerin também puderam trocar informes acurados acerca dos problemas de ambos os países. Atuante há 25 dias, a Câmara da cidade vizinha renovou de forma radical após as eleições municipais de 2021. Dos sete vereadores que a compõe, seis são mulheres.

Além das propostas de ações bilaterais de combate à moléstia Corona-Vírus, debateu-se a disposição de vacinas, trânsito de alunos que estudam em ambos os lados da fronteira, sistema de transportes, questão portuária, aglomeração, fluxo, refluxo e maneiras de sobressair-se à crise com avanços econômicos em tempos de pandemia.

Em sua fala, João Vanderlei deu os parabéns para a nova Câmara de Guayaramerin e fez questão de exaltar a força política das mulheres que hoje estão a frente da Casa de Leis desta cidade. Ressaltou a parceria social e comercial comum às duas cidades expondo seu desejo de que este contrato informal e espontâneo se prolongue cada vez mais de forma compacta e elástica na vida e no coração de todos. No final colocou-se à disposição para conversações futuras em torno de relações mais estreitas entre os dois povos de fronteira.

Sob a condução da presidente da Câmara Municipal de Guayaramerin, senhora Jenny Saucedo, toda a reunião transcorreu sob o signo da concórdia e da paz social. Se fizerem presentes a este evento os membros do Conselho (Câmara) Municipal de Guayaramerin, Robin Ojopi, Nélida Suares, Yaneth Mendez, América Becerra, Alba Patrícia e Ana Jessica. O assessor parlamentar da Assembleia de Rondônia, Davino Serrath também participou deste encontro.

Fotos foram tiradas no local.

Câmara aprova indicação do vereador Raimundo Barroso para construção de muro na Unidade Básica de Saúde Delta de Oliveira Martinez

por 12305465019 — publicado 27/05/2021 17h40, última modificação 27/05/2021 18h53

Na última sessão foi aprovado pela Câmara Municipal de Guajará-Mirim, matéria de indicação do vereador Raimundo Barroso e encaminhando para Prefeita Municipal, Raissa da Silva Paes com cópia para Secretário de Saúde, Marlucio Lima, solicitando a construção de um Muro na Unidade Básica de Saúde Delta de Oliveira Martinez no bairro Jardim das Esmeraldas deste município.

Segundo o vereador a "Indicação que é de extrema necessidade a construção deste muro, devido que é fundamental para os serviços da área de saúde, questões de aumentar a segurança e cuidado ao patrimônio público, devido ter ocorrido diversos furtos, E desta forma melhorando a qualidade da unidade para os funcionários e a população atendida"

A unidade atualmente concentra o maior número de atendimento no município. #Indicacao #Vereador #RaimundoBarroso

PRESIDENTE DA CÂMARA DISCUTE SOBRE CONVÊNIO COM O BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO.

por 12305465019 — publicado 21/05/2021 11h55, última modificação 21/05/2021 15h09

O presidente da Câmara Municipal, João Vanderlei de Melo juntamente com a Prefeita Raissa Bento, vereador Raimundo Barroso (Republicanos) vereador Alexandro Santos (Avante) vereador Mario Cesar (MDB) e vereador Augustinho Figueiredo (PSB) se reuniram com autoridades da Polícia Militar de Rondônia Coronel QOPM Odinelson Gomes Braga - Comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMRO e Major PM Carvalho - Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito da PMRO, para tratar sobre a integração do Município de Guajará-Mirim, no Sistema Nacional de Trânsito.


BENEFÍCIOS DIRETOS E INDIRETOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO.

Além da competência para gerenciar seus problemas de trânsito diretamente, adequando-o da forma que lhe for mais conveniente, são as seguintes as vantagens proporcionadas aos Municípios:
- Taxa para transporte de cargas local (autorização)
- Implantação dos serviços de estacionamento regulamentado;
- Taxas de cadastramento de ciclomotores e outros veículos;
- Multas municipais por infração à legislação de trânsito;
- Serviço de remoção e guarda de veículos;
- Taxas de circulação para cargas especiais e perigosas;
- Melhoria da qualidade do trânsito urbano e consequente melhoria da qualidade de vida da população;
- Redução de custos hospitalares com a redução de acidentes de trânsito e redução do índice de mortalidade traumática;
- Formação mais adequada dos alunos de escolas municipais como usuários do trânsito;
- Possibilidade de profissionalização dos jovens do município, qualificando-os como técnicos em operação, -fiscalização, administração e planejamento de trânsito;
- Abertura de novos empregos para os munícipes.
O convênio deve está previsto no PPA – Plano Plurianual, LDO – Leis de Diretrizes Orçamentárias e LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, para ser executado em 2022.
Portanto, municipalizar o trânsito deve ser um objetivo a ser seguido com a consciência de sua importância e dos benefícios que poderão ser obtidos.


Fonte: Assessoria CMGM

Ações do documento