Noticias
PRESIDENTE DA CÂMARA DISCUTE SOBRE CONVÊNIO COM O BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO.
O Presidente da Câmara Municipal, João Vanderlei de Melo juntamente com a Prefeita Raissa Bento e outros vereadores se reúniram com autoridades da Polícia Militar de Rondônia Coronel QOPM Odinelson Gomes Braga - Comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMRO e Major PM Carvalho - Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito da PMRO, para tratar sobre a integração do Município de Guajará-Mirim, no Sistema Nacional de Trânsito.
BENEFÍCIOS DIRETOS E INDIRETOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO.
Além da competência para gerenciar seus problemas de trânsito diretamente, adequando-o da forma que lhe for mais conveniente, são as seguintes as vantagens proporcionadas aos Municípios:
- Taxa para transporte de cargas local (autorização)
- Implantação dos serviços de estacionamento regulamentado;
- Taxas de cadastramento de ciclomotores e outros veículos;
- Multas municipais por infração à legislação de trânsito;
- Serviço de remoção e guarda de veículos;
- Taxas de circulação para cargas especiais e perigosas;
- Melhoria da qualidade do trânsito urbano e conseqüente melhoria da qualidade de vida da população;
- Redução de custos hospitalares com a redução de acidentes de trânsito e redução do índice de mortalidade traumática;
- Formação mais adequada dos alunos de escolas municipais como usuários do trânsito;
- Possibilidade de profissionalização dos jovens do município, qualificando-os como técnicos em operação, -fiscalização, administração e planejamento de trânsito;
- Abertura de novos empregos para os munícipes.
O convênio deve está previsto no PPA – Plano Plurianual, LDO – Leis de Diretrizes Orçamentárias e LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, para ser executado em 2022.
Portanto, municipalizar o trânsito deve ser um objetivo a ser seguido com a consciência de sua importância e dos benefícios que poderão ser obtidos.
Fonte: Assessoria CMGM
NOTA DE PESAR - Genésio de Oliveira Rocha de 60 anos
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL RECEBE VISITA DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
O presidente da Câmara Municipal Ver. Pastor João Vanderlei de Melo (Podemos), esteve recebendo na manhã desta sexta-feira, 09, juntamente com os vereadores a visita do Secretário Estadual da Segurança, Defesa e Cidadania, Coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, onde foram tratados assuntos referentes à segurança pública de Guajará-Mirim.
Em decorrência dos altos índices de criminalidades ocorridos no município de Guajará-Mirim, o presidente do parlamento legislativo, esteve agendando a visita do Secretário na Câmara, afim, de que não só a presidência, mas todos os vereadores e autoridades, pudesse apresentar, questionar, e obter informações a respeito das ações da secretaria estadual em prol do município.
O secretário juntamente com sua comitiva durante a reunião, respondeu aos questionamentos do presidente e dos vereadores, e informou que tomou conhecimento dos trabalhos do policiamento local, e afirmou a melhoria do policiamento militar juntamente com apoio do serviço de inteligência estadual e adiantou a tratativas a cerca de um possível retorno do monitoramento com câmeras eletrônicas e também a possibilidade da disponibilização do aplicativo de mensagens WhatsApp para atender o distrito do iata. Pachá informou ainda, que o município esteve recebendo novas viaturas para ajudar nas ocorrências em atendimento à população.
De acordo com o presidente João Vanderlei, nos últimos meses e dias teve aumento expressivo nos crimes de roubo. “A sensação de insegurança tem sido uma constatação junto aos moradores. Estão acontecendo de forma assustadora os assaltos, roubos contra comércio e residências”, disse.
Para João Vanderlei, é preciso que o efetivo dobre, porque tem as férias e outros afastamentos e observa que a cada dia que se passa a cidade deixa de ser pacata com a falta de segurança. Esta região é um atrativo para os bandidos. Salto ainda necessita de reforço de policiamento ostensivo, trabalhar mais nos bairros com o maior número deste tipo de delito e combater a criminalidade com mais empenho.
O secretário concordou com os vereadores sobre os altos índices de criminalidades e informou que foi autorizado para o próximo concurso vagas para médico legista e que a secretaria de segurança pública está trabalhando para melhorar a segurança do município e pediu para que os parlamentares tivessem a compreensão confiassem no governo.
Ao final, o Presidente da Câmara João Vanderlei, agradeceu a visita do Secretário e espera que em breve as ações de segurança pública venham melhorar no município em prol da defesa da segurança da população guajaramirense.
Participação da reunião os vereadores Rivan Eguez (PV), Francisco Oro Waran (PSB), Augustinho Figueiredo (PSB), Romerito Pereira (Republicanos), Elias Crispim (Patriota), Alexandro Santos (Avante), Wen Cacami (PSDB) e Alexandre Mello (Podemos).
Ascom/cmgm
VEREADOR RAIMUNDO BARROSO COBRA INÍCIO DA OBRA DO MERCADO MUNICIPAL, ATENDIMENTO DO POSTO ALTAMIRO BARROSO E DIVULGAÇÃO DA LISTA DAS PESSOAS IMUNIZADAS DA COVID-19
O vereador Raimundo Barroso (Republicanos), teve quatro pedidos de providências aprovado durante a 7° sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira, 05.
No primeiro requerimento, Raimundo Barroso solicitou novamente com urgência providências da Prefeita Raissa Bento (MDB), sobre o atendimento do UBS Altamiro Barroso do bairro Liberdade. Segundo o parlamentar, a unidade está pronta deste o final do ano passado, só que até agora a nova gestão não tomou providências para que a população venha ser atendida na unidade, e não é a primeira vez que ele vem cobrando da Prefeita e da Secretaria de Saúde a abertura da unidade e que após o prazo concedido em requerimento, estará enviando um documento ao Ministério Público de Rondônia.
No segundo requerimento, o vereador cobrou com urgência o início da obra do mercado municipal, porque devido as chuvas, as pessoas que vendem mercadorias, para ganhar o pão de cada dia, estão sendo prejudicadas e devido a pandemia, isso dificulta ainda mais a vida de todos os pequenos produtores.
Segundo Raimundo Barroso, o município tem 1 milhão de reais para ajuda na construção do mercado municipal e devido à demora da execução do projeto, corre o risco do recurso ir para outro município.
No terceiro requerimento, o parlamentar solicitou da Prefeita e o Administrador da Nuvepa, o carro fumacê nos bairros da cidade, tendo em vista que nesse período chuvoso, o município apresentou muitos casos de malária e dengue. Raimundo Barroso espera que em breve esse carro fumacê possa passar em todos os bairros.
No quarto requerimento, Raimundo Barroso solicitou a divulgação no site oficial da Prefeitura a lista nominal das pessoas que foram imunizadas até o presente momento. Segundo o parlamentar é preciso ter transparência com os atos públicos, principalmente o acesso da população para poder acompanhar o andamento das ações no combate ao covid-19. Caso a Prefeita não venha divulgar e envia para o gabinete do vereador, o mesmo estará enviado documento ao Ministério Público de Rondônia.
Assessoria do parlamentar
Foto: ascom/cmgm
VEREADOR FRANCISCO ORO WARAM PARTICIPA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO DSEI, CONDISI E LIDERANÇAS INDÍGENAS
O vereador Francisco Oro Waram (PSB), esteve participando de uma reunião nesta terça-feira, 06, no Plenário da Câmara Municipal de Guajará-Mirim. A reunião contou com a presença do novo coordenador do Dsei de Porto Velho Eloy Ângelo dos Santos Bernal, juntamente com presidente da CONDISI Ivanildo Tenharim e o Secretário Executivo Isac Israel Wajuru.
A pauta da reunião: informar as lideranças, conselheiros e os caciques das aldeias indígenas do município, que foram tomadas providências dos pedidos de exoneração da chefia da casai e alguns enfermeiros(as).
O novo coordenador atendeu o pedido e deu oportunidade para as lideranças escolherem a nova chefia, e assim decidirem se será indígena ou não-indígena, mas destaca que se for optar, que seja de preferência um parente indígena, pois este sabe das deficiência e problemas vividos e enfrentados pelas comunidades dos povos originários.
Texto: Ascom/cmgm
Foto: Assessor Maycon Souza de Castro
FELIZ DIA DO JORNALISTA
PROJETO DO PRESIDENTE JOÃO VANDERLEI BENEFICIA PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA E NEOPLASIA
O Presidente da Câmara Ver. Pastor João Vanderlei de Melo (Podemos), apresentou durante a 7° sessão ordinária do primeiro período da 14° legislatura da Câmara Municipal, o Projeto de Lei 013/2021, de sua autoria, que dispõe sobre a vacinação prioritária aos pacientes com doenças crônicas no município de Guajará-Mirim, RO.
O projeto objetiva priorizar os pacientes renais crônicos com tratamento em hemodiálise e diálise e os pacientes com neoplasia maligna com tratamento quimioterapia radioterapia, no atendimento para vacina, testes rápidos e/ou RT-PCR e sorológico para diagnóstico da Covid-19. Em e Com o projeto aprovado e a lei sancionada, os pacientes devem ser incluídos no grupo prioritário de vacinação na fase de imunização ao grupo de comorbidades, previstas para ocorrer nas próximas etapas da campanha.
O Presidente João Vanderlei de Melo explicou que o projeto visa unicamente dar esperança e prioridade para aqueles pacientes crônicos renais que tanto sofrem diariamente com o tratamento de saúde. Além de valorizar e dar mais esperança da imunização da covid-19.
Fonte: Ascom/cmgm
Câmara Participa de reunião com presidente do Ipregam sobre alteração na previdência dos servidores municipais
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-VEREADOR DA CÂMARA DE VEREADORES JORGE YOUSSIF ABICHABKI
Câmara participa de reunião com presidente do Ipregam sobre alteração na previdência dos servidores municipais
Ações do documento